Os fãs de Moe, Larry e Curly podem matar a saudade das trapalhadas do trio no “Stoogeum — O Museu dos Três Patetas”, localizado na cidade de Ambler, no Estado americano da Pensilvânia. Ele foi criado em 2004 é mantido por Garry Lassin, que, além de fã dos Três Patetas, é casado com a neta do irmão de Larry.
Entre os quase 100 mil itens disponíveis no acervo do museu, os visitantes podem conferir fotos raras, trajes usados pelos comediantes nos filmes, a carteira de motorista de Larry e até rolos de papel higiênico com a marca “Os Três Patetas”.
“Os Três Patetas” nasceram nos números de teatro, música e comédia da década de 1920, conhecidos como “vaudeville”. A formação mais conhecida dos Três Patetas foi aquela estrelada pelos irmãos Moses Horwitz e Jerome Lester Horwitz, e pelo amigo de infância dos dois, Louis Feinberg — mais conhecidos como Moe, Curly e Larry, respectivamente.
No início, eles atuaram como coadjuvantes do comediante Ted Healy. O primeiro filme do trio, “Soup to Nuts”, foi lançado em 1930. Os Três Patetas eram bombeiros que tentavam escapar do quartel para ir a uma festa.
Com diversas formações, Os Três Patetas continuaram fazendo filmes até 1975, quando Larry morreu. Moe morreu poucos meses depois, aos 77 anos. Bem antes disso, em 1946, Curly sofreu um derrame do qual nunca se recuperou totalmente. Ele morreu em 1952, aos 48 anos.
Irmão de Moe e Curly, Shemp Howard também participou de “Os Três Patetas”. Ele fez parte da primeira formação do trio, ao lado de Moe e Larry. Depois de uma briga com Ted Healy, ele abandonou o grupo e foi substituído pelo irmão mais novo, Curly. Quando Curly sofreu esse derrame, Shemp voltou a integrar o grupo até 1955, quando morreu, aos 60 anos.

Os comediantes Joe Besser e Joe DeRita (conhecidos como “Curly-Joe”) também fizeram parte do trio. Joe Besser, que substituiu Shemp Howard, morreu em 1º de março de 1988. Curly-Joe, que sucedeu Joe Bresser a partir de 1959, morreu em 1993.
Leia também:
Biografia de Moe Howard traz curiosidades sobre a origem de “Os Três Patetas”
Curiosidades sobre Os Três Patetas

Muiiiiito bacana !
Um dia espero ir para lá…
Párabens, temos que estar sempre revivendo e mostrando as novas gerações as coisas boas de nosso passado.
Muito bom, lembrei minha infância com meus primos e amigos vendo OS TRÊS PATETAS, largavamos todas as bricadeiras para ve-los, será que esta nova geração iria gostar?
muito criativo este museu , parabens ao autor da ideia,
me faz lembrar os meus tempos de cinemas , que nos divertia-mos muito com este trio , coisa que hoje em dia nao temos mais
momentos de gargalhadas, é so violencia, que pena que tudo que e bom passa e agente nem percebe .at Silva Onaireves
FORAM OS MELHORES COMEDIANTES DO MUNDO.
Eu passei a minha infância vendo os 3 patetas…
Eles foram EXCELENTES!!! MARAVILHOSOS…
E não apelavam para sexo, nem baixaria…
Marco Antônio Naum…
Sem dúvida, “OS TRES PATETAS”, formam o maior clássico da
comédia mundial de todos os tempos, superando, inclusive “O GORDO E O MAGRO”, outro clássico.
Nos dois casos, não são as tiradas inteligentes que predominam,
mas a naturalidade e simplicidade da interpretação de textos comuns, do cotidiano da época.
Quem é fã de comédia, tem obrigação de assistir, e assistir de novo, e de novo…só não morra de rir…
nossa!!!
queria mandar um salve pros mano do XURUPITA
Era tudo preto e branco, com chuvisco. Aprontavam sem parar e foram os melhores comediantes que já ví.
pena que hj em dia nao se assista algo semelhante e pq nem uma tv se interessa em reprisar,,resta a alegria e lembrança de quem assistiu
Muito bom, pena que é muito longe, esses caras sim fizeram humor, so foltou fotos deles todos
Grande Marcelo, não conhecia essa sua faceta, sou espectador assíduo do Loucos por Futebol. Parbéns pelo seu trabalho. Os Três Patetas são do cassete. Meu trio favorito : Moe, Larry e Shemp.
Resposta de MARCELO DUARTE: Olá, José! É muito bom ter você aqui no blog também. Volte sempre!
Muito legal isso. Dei muitas risadas vendo filmes dos Três Patetas.
Abraços
Como é bom relembrar esse trio sensacional, humor sem malícia, inteligente…simplesmente um marco do cinema, faz me lembrar…era feliz e não sabia…
Hoje vc liga a TV e assiste um monte de VAGABUNDOS que se dizem representantes de Deus pedindo dinheiro para fazer aleijados voltar a andar, fogueira dos 320 PICARETAS, fazendas e casas cheias de mocinhas discutíveis que gostam de se enfiar debaixo de colchas com um homem sem falar nos programas da tarde como Márcia e outros…nossa Sra., como era bom os anos 70 para tráz….será que evoluimos alguma coisa de lá prá cá????
recordar é viver, eles nunca serão suplantados, inocencia e diversão garantidas
E bom saber q eles nao foram esquecidos.
The Best, até hoje não há susbstituto, aos 03 patetas, que fizeram arte e teatro no cinena dos anos 30 a 60.
Tenho Saudades.
muito legalllllllllllllllllllll
legal