Foi em 29 de setembro de 1964 que a personagem argentina Mafalda apareceu pela primeira vez, em uma tira publicada na revista política semanal Primera Plana. Mafalda faz críticas e reflexões sobre temas relevantes com um humor irreverente.

Joaquín Salvador Lavado, conhecido como Quino, criou Mafalda em 1963. Ele foi contratado pela loja de eletrodomésticos Mansfield para desenhar uma tira publicitária. A campanha acabou sendo cancelada, e Quino aproveitou o trabalho no ano seguinte, quando a revista abriu espaço para a publicação de suas tiras.

Por que “Mafalda”? Uma das exigências das lojas Mansfield era que o nome da personagem principal começasse com “M” – mesma inicial do nome da loja. Quino inspirou-se em um bebê que foi personagem do filme Dar la Cara para batizar Mafalda. As feições de Mafalda foram baseadas na avó do cartunista.