A coleção do holandês Cliff Muskiet tem um espaço todo especial no Museu da Aviação da TAM, em São Carlos, a 250 km de São Paulo. Bati a foto abaixo no domingo passado. Muskiet é dono de uma fantástica coleção com 1068 uniformes de aeromoças de 420 companhias aéreas diferentes do mundo inteiro. Alguns uniformes estão expostos em vitrines do museu, mas toda a coleção pode ser apreciada em dois terminais multimídia.  Trata-se de um acervo rico e diferenciado, que agrada aos amantes da moda, aos historiadores e aos curiosos de plantão.

Em sua página na internet, Cliff Muskiet assume que a paixão por objetos aeronáuticos veio da infância, quando levava para casa folhetos de segurança e pôsteres de empresas aéreas. Em 1982, ele ganhou o primeiro uniforme – o presente veio da mãe de um amigo. Ficou tão fascinado que passou a escrever para as companhias aéreas, pedindo exemplares de uniformes fora de uso, o que marcou o início da coleção. A partir de 1993, quando Muskiet entrou para o quadro de comissários de bordo da holandesa KLM, o hobby deslanchou.

Uniformes da Sabena Airlines, da Philippine Airlines e da Monarch Airlines

Uniformes da Indian Airlines, da Singapore Airlines e da Aeromexico

Todos os modelos estão disponíveis no website. O Brasil é representado pelas empresas TAM, GOL, Ocean Air e as extintas Varig e Vasp. O holandês, que conta com 700 fãs em sua página no Facebook, interage com admiradores do mundo todo, que com ele compartilham fotos de comissárias de voo fazendo uso de seus modelitos.

Uniformes da Air Canada, da Gulf Air e da Hughes Airwest

Apesar de não recusar novos itens em seu armário, o colecionador não esconde suas preferências. O novo uniforme da GOL, lançado em 2 de janeiro deste ano e compartilhado no Facebook pelo fã brasileiro Filipe Martins, não agradou ao aerofanático: “Honestamente, eles poderiam ter feito melhor. O antigo era muito mais bonito”, alfineta Muskiet. Veja abaixo e diga se você concorda com ele.

Novo uniforme da empresa GOL

  • Share/Bookmark