Em 1969, John Lennon e Yoko Ono se casaram e decidiram fazer de sua lua-de-mel um protesto contra a Guerra do Vietnã. Eles ficaram duas semanas fazendo o que chamaram de bed-in: da cama de casal, os dois conversavam com a imprensa sobre a paz. O registro dessa manifestação é uma das imagens reconstruídas pelo fotógrafo Mike Stimpson… com bonecos Lego.

A foto abaixo se chama “V-J Day in Times Square” e foi tirada por Alfred Eisenstaedt. No dia da vitória dos Estados Unidos contra o Japão, na Segunda Guerra Mundial, o povo saiu às ruas para comemorar. O beijo entre um marinheiro e uma enfermeira, que não se conheciam, rodou o mundo:

Uma das imagens mais reproduzidas no mundo, “Raising the Flag on Iwo Jima”, de John Rosenthal, foi a única fotografia a ganhar um prêmio Pulitzer no mesmo ano de sua publicação. Os bonequinhos com roupa e capacete de soldados podem ser comprados na loja BrickArms.

Stimpson diz que tem uma fascinação bizarra por brinquedos.  Esta foto de Jeff Widener, chamada “O Rebelde Desconhecido”, também foi recriada por Stimpson. Ele diz que demorou horas para encontrar na sacola peças adequadas para construir quatro tanques idênticos. No final, apenas três saíram na imagem.

O fotógrafo não fez montagens só de cenas históricas clássicas. Em sua página no Flickr, Mike tem outros álbuns feitos com Lego, inclusive um só de Star Wars.

  • Share/Bookmark